Fortinet apresenta a proteção Security Fabric para a Internet of Things

 

A Fortinet apresenta ao mercado a sua arquitetura Security Fabric proporcionando a visibilidade e controlo necessários para a defesa frente às ameaças da IoT

A Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções de cibersegurança de alto rendimento, leva a sua arquitetura Security Fabric ao ambiente IoT, permitindo que as empresas se possam defender de forma efectiva face às crescentes ameaças que surgem na Internet of Things. O Security Fabric fornece a visibilidade, integração, controlo e escalabilidade da infraestrutura requerida para enfrentar as complexas superfícies de ataque, consequência direta da proliferação dos dispositivos IoT.

De acordo com Phil Quade, Chief information security officer na Fortinet “Os ciberdeliquentes dirigem-se cada vez mais aos biliões de dispositivos IoT, convertendo a Internet das Coisas (Internet of Things) na Internet das Ameaças (Internet of Threats). É fundamental que as empresas implementem desde já soluções de segurança que possam identificar e proteger as suas infraestruturas das numerosas superfícies de ataque criadas pela IoT. A Security Fabric dota as empresas das capacidades de segurança cuja operatividade foi provada, ao mesmo tempo que lhes proporciona a visibilidade e automatização requerida para manter uma postura efetiva de cibersegurança frente ao IoT no futuro”.

Uma arquitetura necessária para se defender frente ao volume e escalada da IoT

Os recentes ataques baseados em IoT revelaram a facilidade com que biliões de dispositivos podem ser convertidos em armas e utilizados para atacar as economias digitais de países e/ou milhares de utilizadores. Esta problemática vê-se agravada pela falta de capacidades de gestão e funcionalidades de segurança básicas de muitos dispositivos IoT.

É um grande desafio para a empresa atual, cujos dados devem estar seguros enquanto se movem por distintos tipos de dispositivos e ambientes, desde tablets a aplicações na cloud. Os produtos concretos e as plataformas de soluções de segurança carecem da visibilidade e da integração da rede necessária para ver e proteger a infraestruturas de ataques IoT.

O desafio de responder às necessidades de segurança da IoT

Para se defender com sucesso das ameaças na IoT e na cloud, as organizações necessitam de implementar uma arquitetura Security Fabric que ofereça uma visibilidade completa da infraestrutura, segmentação, e proteção end-to-end. Além disso, também necessitam de ter em conta três capacidades de segurança da rede estratégicas para reforçar as suas infraestruturas frente às ameaças na IoT:

  1. Aprender – Dispor de visibilidade de toda a rede é crítico para autenticar e classificar os dispositivos IoT com segurança, criar perfis de risco e depois associá-los aos grupos de dispositivos baseando-se na confiança identificada. Como núcleo principal da Security Fabric, o FortiOS oferece total conhecimento e visibilidade das TI dentro de cada elemento de segurança e componente da rede empresarial. Desta forma permite às TI identificar e administrar os seus dispositivos IoT e o tráfego em pontos críticos dentro da infraestrutura.
  1. Segmentar – As empresas necessitam de ser capazes de segmentar os dispositivos IoT e as suas comunicações em grupo de acordo com as políticas e com base em privilégios adequados para o seu perfil de risco do IoT. A firewall de segmentação interna da Fortinet permite às empresas segmentar internamente as suas redes e dispositivos, facilitando a aplicação de políticas de segurança por níveis baseados no tipo de dispositivo e nos requerimentos de acesso à rede.
  1. Proteger – A arquitetura Security Fabric oferece as funcionalidades requeridas para correlacionar os incidentes de segurança no IoT e a inteligência sobre ameaças. Além disso, assegura que os dispositivos IoT comprometidos possam ser colocados de quarentena e remediados em múltiplos pontos dentro da rede para conter as ameaças e assegurar que o tráfego malicioso não alcança nunca os sistemas de informação críticos ou os dados empresariais.

Grandes empresas e organizações governamentais de todo o mundo confiam no Security Fabric para assegurar os seus dispositivos críticos IoT, abrangendo aplicações industriais e serviços públicos.

 “Como lideres em soluções de aviónica para as maiores aerolinhas do mundo, a inovadora arquitetura Security Fabric e a sua visão estratégica tem-nos ajudado a assegurar os nossos dispositivos de rede equipados nos aviões comercias para protege-los do complexo panorama de ameaças ao IoT, para podermos continuar a oferecer aos nossos clientes as melhores experiências nos seus voos,” indicou Michael Dierickx, ‎Information Security Officer na Panasonic Avionics Corporation.

A automatização, chave para um futuro seguro do IoT

A Fortinet lançou as bases para continuar a inovar a partir da sua visão estratégica de Security Fabric e para oferecer segurança da rede Intent-Based. Graças à segurança de rede Intent-Based, as empresas podem automatizar a execução da sua operação e estratégia IoT passando das necessidades de negócio para ações sincronizadas de segurança da rede, sem intervenção humana. A Fortinet está a impulsionar ativamente o desenvolvimento da inovação em segurança de TI e atualmente tem dezenas de patentes de segurança IoT emitidas e pendentes.

Recursos adicionais

Los comentarios están cerrados.